Queda de cabelo, por quê?
Veja as causas deste mal que atinge homens e mulheres.
Normalmente, perdemos cerca de 80 a 100 fios de cabelo por dia. Quando ocorre aumento deste número teremos o quadro chamado de EFLÚVIO TELÓGENO. Neste caso, as pessoas queixam-se do aumento da perda de fios ao penteá-los, lavá-los ou mesmo espalhados pela casa.
A queda excessiva de cabelo pode ter muitas causas diferentes. A pessoa que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade depois de penteá-los ou lavá-los, ou que estes estão se tornando mais finos ou escassos deve consultar seu dermatologista. É importante descobrir a causa e se o problema responderá ao tratamento médico ou não.
Veja algumas causas:
● Pós-parto: durante a gravidez perdem-se menos cabelos do que o normal, mas após o parto ocorre uma queda maior durante um período de 2 a 3 meses.
● Febre alta, infecção e resfriando forte: em um período que varia de 4 semanas a 3 meses após o desenvolvimento destes quadros pode haver queda de cabelo que, no entanto, se corrige espontaneamente.
● Doenças da tireóide: tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser causas de queda de cabelo.
● Dieta inadequada em proteinas: essa condição pode ser prevenida e revertida com quantidades adequadas de proteínas na dieta.
● Medicamentos: algumas drogas prescritas para o tratamento de artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia podem causar queda de cabelos temporariamente em um pequeno grupo de pessoas.
● Pílulas anticoncepcionais: se esta queda realmente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.
● Baixo nível de ferro no organismo: a deficiência de ferro também pode levar à queda de cabelo. Detectado através de exame laboratorial e corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.
● Calvície Hereditária: mulheres com este "traço" desenvolvem cabelos ralos, não se tornando completamente carecas. Não há cura, porém tratamentos medicamentosos têm se tornado disponíveis recentemente.
● Infecção por fungos: deve-se procurar um tratamento adequado.
● Cosméticos e cuidado inapropriado: tratamentos químicos em seus cabelos, incluindo tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes e outros. Se usados incorretamente podem causar a queda de cabelo. O melhor é interromper o uso até o crescimento de novos fios.
Mas a queda pode ser normal... a média que nós perdemos fica em torno de 50 a 100 fios de cabelo por dia.
Muitas pessoas entram em pânico com qualquer "fiozinho" de cabelo que cai. Mas é importante lembrar que a queda de cabelo é um processo normal e que os nossos cabelos estão constantemente caindo e sendo repostos. Ou seja, em condições normais, a quantidade de cabelo que cai é a mesma que renasce em um dia.
Segundo o Dr. Fabrício Lamy - dermatologista - a média de crescimento dos fios é de 10mm por mês. E o tempo de vida de cada fio é dividido em três fases: primeiro ele cresce, depois estabiliza e aí... cai!
Mas, caso você perceba que a queda diária está fora do normal, é importante recorrer a um tratamento com um dermatologista.
Como evitar?
Não adianta comprar litros e litros de shampoos e cremes específicos se você não mantiver uma alimentação saudável. "A nutrição do cabelo é feita de dentro para fora" é o que afirma o Dr. Fabrício Lamy. Isto quer dizer, uma alimentação rica em vitamina A e E além dos minerais ferro e zinco são indispensáveis para a saúde dos cabelos.
Mas e aqueles shampoos encontrados na farmácia?
Ainda segundo o Dr. Fabrício Lamy - dermatologista - não existe comprovação científica sobre os shampoos antiqueda. O ideal é avaliar a causa da disfunção para então realizar um tratamento eficaz, já que as causas são inúmeras e seus tratamentos diversos.
Mas, no que diz respeito ao tratamento de alopécia androgênica (calvície hereditária), já existem medicamentos muito eficazes e que vêem revolucionando o mercado de produtos antiqueda.
Mais algumas dicas para manter a saúde dos seus cabelos:
● Depois de nadar na piscina, lave seu cabelo com um shampoo o mais cedo possível para remover qualquer resíduo químico;
● Lave seu cabelo freqüentemente com um shampoo de profunda limpeza mas que não contenha em sua fórmula agentes que possam ressecar os fios ou aditivos que possam entupir os folículos de cabelo.
A incansável busca pelo "produto milagroso para crescer cabelos" ainda é um desafio. O melhor mesmo é procurar a ajuda de um dermatologista e saber as causas da queda para depois tratar de acordo com seus hábitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário