Seguidores

Desde Junho/2008

21/04/2011

Porque fazer o Teste de Mechas?


Mas tem uma coisa que todas perguntam é, sem eu nunca ter visto ou analisado o estado do cabelo, se ela pode ou não trocar determinada química, que produto químico deve usar ou pior, qual a cor que vai ficar boa nela, sem eu nunca sequer ter visto (nem uma foto) da figura.

Escrevem falando que alisaram o cabelo com o produto (que nunca sabem o nome), agora querem trocar por outro, “será que tem risco de quebrar, será que eu posso alisar e abrir luzes???” Querem que eu responda sem nunca ter visto nem de longe o cabelo delas…. E EU SEMPRE REPITO A MESMA COISA, VÁ PROCURAR UM PROFISSIONAL PARA FAZER UM TESTE DE MECHAS DOS FIOS E TESTE DE MECHA. Simples assim!

Outra coisa, que sempre falam “apliquei o produto x”, e às vezes eu não conheço tal produto, com o mercado cosmético atual existem milhares de produtos, eu trabalho com aqueles que eu gosto, não conheço todos. Então falam que aplicaram tal produto, sem dizer qual foi o principio ativo do mesmo, e querem que eu adivinhe a compatibilidade… Aff!

Se você quer saber se, o seu cabelo que já contém química (ou não),se vai ou não suportar outra química, você precisa procurar um profissional AO VIVO E A CORES, e precisa fazer teste de mecha. Não adianta entrar na internet e querer se basear na experiência dos outros, pois cada cabelo é uma sentença. Não adianta perguntar pra mim, que nunca vi o seu cabelo de perto, se ele vai ou não suportar determinada transformação.

A internet é ótima para buscarmos a INFORMAÇÃO, mas na hora de partir para a AÇÃO, nada substitui o CARA A CARA com o profissional.

Dar dica de tratamento, ensinar hidratação, falar sobre reconstrução, dar receitas de hidratantes é uma coisa… É tratar, tipo assim, mal não vai fazer, e eu adoro dar essas dicas de tratamentos. Agora quando se trata de química, tem que ter análise dos fios “in loco”, e tem que ter teste de mecha.


Outra coisa, não tem como dar dica de visagismo sem ver a cliente, entendem? Tenho recebidos e mails do tipo “meu cabelo é ondulado,que tom de vermelho vai ficar bom em mim…”

Como eu vou saber se nunca vi a pessoa, o tom da pele, a cor dos olhos, nada? Como dar dicas de visagismo para alguém que você nunca viu?

Sinceramente meninas, continuem mandando seus recados, mas façam perguntas pertinentes e possíveis de serem respondidas!!!! Isso é tão óbvio…

E de uma vez por todas gente, TESTE DE MECHA É INDISPENSÁVEL!

Existem cabelos mais fortes e cabelos mais fracos, isso é um fato. Até a alimentação pode influenciar isto.

Só um teste de mecha pode responder com precisão o que o seu fio é capaz de suportar. Com o teste de mecha o profissional calcula quanto tempo um produto pode ficar no seu cabelo, quanto tempo leva para desestruturar a fibra em um alisamento, se vai quebrar, se vai emborrachar, se vale a pena…

Veja parte de um artigo do site cabeleireiros.com:
Qual cabelo pode receber química sem sofrer danos? Para esta pergunta a resposta é simples: todos ou nenhum. Se esta afirmação acabou sendo motivo de espanto é porque você nunca fez ou não conhece o teste da mecha.

Como fazer?

Teste da mecha é o nome dado ao procedimento que deveria preceder qualquer aplicação de produtos químicos nos cabelos. Serve para avaliar se os cabelos que serão tratados conseguem suportar um procedimento como o que será realizado em todo o cabelo. A idéia é a de pegar uma mecha de cabelo e realizar o procedimento apenas nela cerca de 2 a 3 dias antes de aplicar o produto em todos os fios. Se, ao final deste tempo, os cabelos tratados conseguirem manter a qualidade e mostrarem que podem suportar o produto em questão, este poderá ser aplicado em todo cabelo, minimizando o risco de problemas e deixando o cliente mais confiante e seguro frente ao trabalho que será realizado.



Segurança não tem preço



Apesar de ser importante, o teste da mecha é pouco realizado. Em parte porque os clientes sempre chegam pensando em fazer o procedimento de uma vez sem verificar se seus cabelos estão em condições para tanto. Soma-se a isso o fato de que a concorrência do mercado faz com que os profissionais optem por correr o risco a perder o cliente para um concorrente que faria o procedimento sem o teste prévio.
Não deixo nunca de valorizar a qualidade de muitos profissionais que conhecem um cabelo de qualidade, assim como os produtos que usam e suas técnicas de aplicação. Estes, quase nunca apresentam problemas com seus clientes por conta de seu bom senso e experiência, fazendo o teste da mecha quando acreditam ser necessário.
Por conta dos riscos e por ter certeza de que a grande maioria das pessoas não gostaria de ver seus cabelos estragados por procedimentos químicos é que deixo como dica o teste da mecha.


Viu?
Outra coisa meninas… Teste de mecha não custa nada!
Isso mesmo, você sentar, ter os cabelos analisados por um profissional e proceder um teste de mecha para saber se ele vai suportar o que você tem em mente, costuma não custar absolutamente nada.Nem um centavo!
Então não custa nada fazer!

Texto: Palavra de Cabeleireira

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails