Seguidores

Desde Junho/2008

28/02/2012

Óleo de Argan – Ouro liquido do Marrocos


Nome Botânico: Argania spinosa

Sinonímia: Argan
Família: Sapotoaceae
Parte utilizada: Sementes
Histórico e Curiosidades
O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos.
É conhecida como “Árvore da Vida”, devido aos benefícios que traz à saúde.
Dos frutos dessa árvore, selecionados manualmente, é produzido de forma artesanal o Óleo de Argan:30 kgde frutos extraem, apenas, um litro de óleo.
O efeito natural proporciona brilho reluzente, razão pela qual foi apelidado de Ouro Marroquino.
Por suas qualidades é comercializado, na Europa, como um dos tratamentos capilares mais eficazes.

Ecologia
A árvore Argan é uma árvore indígena que cresce na região que vai de Safi no norte até à ponta do Sara, no sul.
A zona principal estende-se do sudeste Essaouira até à planície de Souss. A floresta de argans cobre cerca de800.000 hectarese contém mais de 2 milhões de árvores. Frequentemente também é encontrada nas montanhas.
A árvore é um membro da família Sapotoaceae, que inclui a árvore da manteiga de Karité, e é particularmente resistente às condições secas e áridas desta região. Tolera temperaturas dos 3 aos 50ºC e cresce em latitudes até aos 1500m quando viradas a sul.
As suas raízes estendem-se sobre uma larga área e são muito profundas, conseguindo procurar água a mais de 30m debaixo do solo, o que lhe dá grandes hipóteses de sobrevivência em períodos de seca, que podem ir de meses a um ano.
A árvore pode chegar a ter ente8 a10m de altura e a sua forma é semelhante a uma oliveira. A sua vida é longa e não é incomum chegar aos 150 ou 200 anos.
As suas folhas são pequenas, verdes escuras e crescem em ramos espinhosos no seu final. São geralmente perenes, mas podem perder as folhas num período persistente de seca. A árvore dá um fruto pequeno, oval e amarelo esverdeado que se torna castanho quando maduro. O fruto contém uma concha muito dura na qual se encontram no interior de um a três núcleos como amêndoas. O período de amadurecimento é bastante longo e dura 2 anos. O tronco tem uma casca espectacular, referida como pele de cobra por ser muito áspera à superfície.

Constituintes
O Óleo de Argan (rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E) é composto por Ômega 9 (ácido oléico), Ômega 6 (ácido linoléico), Carotenos, Esteróis, Tocoferóis (vitamina E), Polifenóis (ácido ferúlico) e Esqueleno.

Propriedades Farmacológicas
Os antioxidantes impedem a ocorrência de reações químicas chamadas oxidações que geralmente são iniciadas por radicais livres que promovem danos a pele contribuindo para o envelhecimento precoce. Os ácidos graxos impedem a perda de hidratação da pele e dos cabelos. A vitamina E é lipossolúvel, auxilia na manutenção da integridade das células,  ajuda a manter a hidratação da pele e cabelos, além disso, é conhecida por apresentar propriedades antioxidantes no combate aos radicais livres.

Ações
Cabelos: antioxidante, hidratação, fechamento das cutículas dos fios, anti-frizz, brilho, efeito contra pontas duplas, proteção contra raios UV, proteção térmica dos fios, melhora a elasticidade, estimula o crescimento, além de não ser gorduroso.
Pele: antioxidante, hidratação, restauração do pH natural da pele, regula a oleosidade, reduz imperfeições (como manchinhas e cicatrizes de acne), eficiente contra acne e rugas, ajuda a suavizar a pele e protege contra agressões externas.
Outras: fortalece, nutre e restaura as unhas, eficiente contra lábios ressecados, pode ser usado por mulheres grávidas para reduzir as chances de aparecimento de estrias.

Precauções e contra indicações
Não aplicar em couro cabeludo sensível.
Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem usar o produto.
Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.

Formulações

Cabelos Claros
Óleo de Argan 1%
Camomila ext. glic. 5%
Alecrim ext. glic. 2%
Shampoo Base    qsp    200mL

Cabelos Crespos
Óleo de Argan 2%
Óleo de Macadâmia 3%
Aloe Vera ext. glic. 5%
Vitamina E 1%
Shampoo Base    qsp    200mL
Cabelos Seborréicos

Piritionato de Zinco 2%
Óleo de Argan 1%
D-pantenol 2%
Shampoo Base    qsp    200mL

Cabelos Oleosos

Óleo de Argan 1%
Algas Marinhas ext. 2%
Menta 0,5%
Shampoo Base   qsp   200mL
Cabelos Secos

Óleo de Argan 1%
Abacate ext. 5%
PCA-Na 1%
Shampoo Base    qsp    200mL
Cabelos Danificados

Óleo de Argan 1%
Óleo de Macadâmia 3%
Aloe Vera ext. 3%
D-pantenol 2%
Shampoo Base    qsp   200mL

Óleo reparador de Pontas

Vitamina E 1%
Óleo de Argan    qsp   10mL
Ampola para Hidratação
D-pantenol 1%
Óleo de Macadâmia 3%
Vitamina E 1%
Óleo de Argan    qsp   10mL
Adicionar ao condicionador (300g)

Fontes
Pharmaceutical Society of Great Britain (1880). The Pharmaceutical journal. J. Churchill.
“Argan Oil Ailment Treatment”. DietOBio. http://www.dietobio.com/aliments/en/argan.html. Retrieved 2006-10-09.


ATENÇÃO: ESTE TEXTO TEM CARÁTER INFORMATIVO. NÃO USE PLANTAS MEDICINAIS OU MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”

COMPRE AQUI












Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails